domingo, 8 de abril de 2012

Rotinas na Educação Infantil!



CONCEITUANDO ROTINAS:

A rotina é uma forma de organização do cotidiano. Ao formular uma rotina deve-se dar uma ampla margem de movimento, que segundo a autora Maria Carmen Barbosa (2006)serve para dar lugar ao novo, ao inesperado. Assim a rotina deve ser utilizada de maneira flexível.
            A organização das rotinas pelos profissionais da educação infantil serve como suporte para conhecer asua prática docente, ou seja, como o educador estabelece a rotina demonstra qual é a sua concepção sobre esse conceito e qual é a proposta que o mesmo acredita. Segundo Barbosa (2006, p. 35) sobre as rotinas:
“É possível afirmar que elas sintetizam o projeto pedagógico das instituições e apresentam a proposta de ação educativa dos profissionais.”
            Atualmente há poucos estudos e pesquisar a cerca do trabalho sobre rotinas, que requer ainda mais dos profissionais da educação um pleno entendimento sobre o assunto. Se o educador não tiver uma base sobre como trabalhar as rotinas ele poderá trabalhar a partir de rotinas chamadas:
“[...] tecnologia de alienação quando não consideram o ritmo, a participação, a relação com o mundo, a realização, a fruição, a liberdade, a consciência, a imaginação e as diversas formas de sociabilidade dos sujeitos nela envolvidos.”(BARBOSA, 2006, p39).
Desta forma o educador não proporcionará para as crianças o inesperado/o novo, proposto ao se pensarás rotinas como organizador do cotidiano, sendo este cotidiano o nosso dia-a-dia, as nossas vivências.
A rotina deve ser constituída com a ajuda das crianças. A professora deve levar uma proposta de trabalho para o dia, porém ela é discutida com as crianças, mudando assim o que for necessário e, ao final do planejamento são incluídas as demais atividades propostas pelas mesmas – suas contribuições. Cabe ressaltar aqui que o educador deve priorizar o tempo visando à construção de conhecimentos entre o grupo, ou seja, a rotina não tem objetivo de ser seguida rigidamente, pois ela é um instrumento de organização flexível.  “As rotinas em educação infantil não situam, nem definem, um contexto de necessidades e imposição (“há que fazer assim, e nesta ordem, obrigatoriamente”), não são elementos bloqueadores porque o são de estruturação” (ZABALZA, 1987, p 172).
            Sem uma organização do cotidiano o educador abrirá margens para o tempo passar e nada de significativo será proposto para as crianças. Essa é a função da rotina: organizar o cotidiano para se priorizar o tempo significativo dando sentido as aprendizagens de cada educando, e não deixa-lo as margens do vago.“Ao planejar, a criança está desenvolvendo atividades, tais como ouvir, falar, prever, sequenciar, resolver problemas, dar ideias, expor pensamentos e tomar decisões”. (ZABALZA, 1998, p.188).

Referências:

        Barbosa, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação     infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre : ArtMed, 1998. 288p, il. (Biblioteca Artmed. Educação infantil). Tradução de: Calidad en la educacion infantil.

Dicas de leitura:

Bom estudos!!!
Janaína, Jéssica T., Jennifer, Patrícia e Talita.

6 comentários:

  1. Sugestão de vídeo: Organização do espaço e do tempo http://www.youtube.com/watch?v=Gdg2j_Y-BsQ&feature=related
    A equipe da UnivespTV visitou duas escolas, em São Caetano do Sul (SP) e Brasília (DF), onde este conceito é bem aplicado. A visão de especialistas no assunto reforça sua importância para o desenvolvimento infantil.

    ResponderExcluir
  2. As referências e dicas de leituras são realmente muito proveitosas a todos os educadores que querem compreender o real significado das rotinas da Educação Infantil e como trabalhá-las.
    Ressalto ainda que esta é um "recurso" que precisa ter fundamentação teórica em nossas práticas pedagógicas, por isso a importância das leituras indicadas. Afinal, não podemos simplesmente dizer que em nossos espaços trabalhamos com as rotinas, se nem ao menos sabemos o que são e como são constituídas.

    PS: Isso me lembrou de algumas apresentações, feitas por minhas colegas da 6ª fase na disciplina de "Teoria Pedagógica e Prática em Educação Infantil II", do Curso de Pedagogia da FURB no semestre de 2011/02 =D

    ResponderExcluir
  3. Após a leitura deste texto que conceitua a Rotina, bem como a acadêmica Maristela fez um comentário anterior a este, também recordei da apresentação feita na 6ª fase na disciplina de Educação Infantil. Acrescentando algumas informações sobre o tema, temos o "esquema" que é a própria rotina, ou seja, exemplificando: o aluno está fazendo uma atividade dirigida pela professora, porém o sinal da escola tocou e imediatamente ele precisa parar a sua concentração e começar outra atividade/assunto. Essa rotina tem como objetivo organizar nosso cotidiano, podendo se tornar também uma "rotina alienada", isto é, uma rotina inesperada, onde o aluno está escovando os dentes e da escova imagina um trem, resultando em uma brincadeira fora da rotina, ou seja,rotina alienada.

    ResponderExcluir
  4. Lendo os texto, pude perceber que as rotinas, servem como ferramenta de organização para as crianças.Que tendo consciência do que irá ser feito, já age de forma autônoma.
    Então como o texto já afirma, é necessário fazer os combinados, para que ela planeje seu dia e sua rotina.
    Os momentos de conversa, a organização de cantos dão significado e contexto a rotina.

    ResponderExcluir
  5. Meninas, fico feliz ao perceber que vocês estão relacionando termos como alienantes, organização, às rotinas, assim, sugiro que reflitam também sobre os termos passividade, ociosidade, espera,rigidez que minimizam a atuação com crianças pequenas com sentido...

    ResponderExcluir
  6. Dar significado a cada momento de vivência nos espaços de Educação Infantil é essencial, para tanto as rotinas precisam ser bem organizadas e compreendidas, conforme bem colocou o grupo, tudo em vista de acrescentar no desenvolvimento do aluno e na qualidade do trabalho dos educadores.

    abraço
    Zeneide

    ResponderExcluir